PERGUNTAS FREQUENTES

As respostas que você precisa

 

Perguntas frequentes

O que é a comunidade Aguirra?


A parceria de advogados visa criar um ecossistema colaborativo, onde todos os advogados possam se ajudar e ganhar juntos! A Aguirra Advocacia está revolucionando a advocacia. E um dos pilares dessas mudanças é justamente a advocacia em rede. ​O objetivo central é permitir que os advogados se especializem e, ao mesmo tempo, oferecer ao consumidor uma advocacia de alta qualidade.




Porque a Aguirra Advocacia criou a comunidade?


A Aguirra Advocacia é um escritório com propósito de revolucionar a advocacia para pessoas e pequenas empresas. Dentre os objetivos do escritório, está entregar um trabalho de alta qualidade a todas as pessoas. Por isso, a comunidade de advogados foi desenvolvida para permitir que os advogados do ramo (pessoas e pequenas empresas) também possam se especializar e defender cada vez melhor os direitos dos clientes.




Qual o papel da Aguirra na Comunidade?


O escritório atua como gestor e coordenador de toda a comunidade de parceiros, veja algumas das atividades que a Aguirra é responsável:

  • Relacionamento com Clientes: todo o relacionamento com clientes é liderado e centralizado pelo escritório, com amplo know-how e aplicação de técnicas inovadoras para encantar clientes.
  • Controladoria Jurídica: responsável por toda a gestão jurídica dos casos da comunidade (acompanhamento processual, controle de publicações/intimações, delegação e cobrança de prazos, protocolos eletrônicos, emissão de relatórios, etc.)
  • Gestão Documental: recebimento, solicitação, controle, digitalização e organização de documentação dos clientes e parceiros, bem como, elaboração e assinatura dos contratos, procurações, declarações, etc.
  • Gestão de Marketing: cuidado, fortalecimento da imagem e divulgação do escritório e da comunidade (em completa harmonia e respeito ao Código de Ética e Disciplina da OAB), o que ocasiona aumento de clientes para serem repassados aos parceiros.
  • Gestão Financeira: controle das contas a receber (clientes, acordos, alvarás, etc.), realização de cobranças e protestos, tesouraria dos honorários da parceria (prestação de contas e transparência), repasse/divisão dos recebimentos com os parceiros, emissão de relatórios, etc.




Como funciona a Comunidade?


Primeiramente, através da Comunidade Aguirra, os advogados são estimulados a RECEBER CASOS NA SUA ÁREA DE ESPECIALIDADE:

  • É impossível se tornar especialista sem muita experiência prática na área.
  • Por isso, o membro pode receber casos dentro da sua especialidade, indicados por outros colegas ou pela própria Aguirra.
Por segundo, através da Comunidade Aguirra, os advogados são estimulados a REPASSAR CASOS FORA DA SUA ESPECIALIDADE:
  • Parte da trilha para se tornar especialista é poder abrir mão de atuar em outras áreas.
  • Por isso, o membro pode repassar aquele caso que foge da sua especialidade, o qual será cuidado por outro advogado parceiro (que de fato é especialista naquela área).




Para quais advogados a Comunidade é indicada?


A comunidade faz sentido para advogados em diversos momentos de vida e carreira, seguem alguns exemplos:

  • Para quem quer se especializar cada vez mais, que vai abandonar o modelo generalista e entrar na advocacia de alta performance;
  • Para quem hoje é associado, mas que já está juntando clientes e pensando em abrir seu próprio escritório no futuro;
  • Para quem hoje não consegue dar conta dos clientes que lhe procuram, que precisa de ajuda com sua demanda;
  • Para quem acredita em colaboração, coleguismo, solidariedade, que vê a importância de ser parte de uma comunidade;
Enfim... para todos aqueles que querem experimentar algo novo e construir uma nova advocacia!




Como faço para ser membro da Comunidade?


É bem simples, basta se cadastrar para análise através do formulário! Hoje estamos bem sobrecarregados com inscrições, mas na medida do possível estamos analisando todas as inscrições e dando um retorno. Acesse o formulário clicando aqui.




Todo advogado pode ser membro da comunidade?


Todo advogado pode participar para indicar e repassar casos aos colegas. Contudo, para atuar como especialista (receber casos), para que haja um equilíbrio, apenas aceitamos um número limitado de advogados especialistas por cidade. Conforme a carteira de clientes e casos vai se expandindo, abrimos proporcionalmente novas oportunidades de parceria na região. A ideia é sempre tratar os parceiros atuais com lealdade, evitando diluir os casos sem necessidade. Além disso, também prezamos muito por qualidade do trabalho jurídico! O futuro e sucesso duradouro da comunidade, depende muito do nível do trabalho individual de cada parceiro. Por isso, realizamos uma seleção com base na análise detalhada da experiência e conhecimento de cada advogado especialista. Estamos atualmente desenvolvendo novos formatos de parcerias para receber ainda mais colegas! Aguarde novidades...




Por que atuar como advogado especialista?


A advocacia de pessoas e pequenas empresas ostenta altíssimos índices de insatisfação de clientes e de frustração dos advogados. Porque? Claro que existem muitos fatores, que incluem má qualidade de atendimento, desvalorização dos honorários, baixa aderência tecnológica, excesso de profissionais, etc. Mas a que entendemos como a principal é a advocacia generalista. Isso mesmo, o famoso “não dá para recusar um caso novo!”. O advogado de pessoas e pequenas empresas costuma seguir o caminho do generalista... Seja pela necessidade de nutrir sua carteira de clientes, seja pelo aperto financeiro. O advogado se vê obrigado a dizer sim a tudo. "Trabalhista? Fazemos. Família? Mas é claro. Previdenciário? Sempre." O problema é que O DIREITO PERTENCE AOS ESPECIALISTAS! O mundo jurídico exige o estudo e atualização contínuos, sendo aprimorado apenas pela prática. O especialista consegue assumir as rédeas dos seus casos: constrói teses, desenvolve estratégias inovadoras, tem insights, mantém bons relacionamentos na área. Consequência? Atinge resultados diferenciados para si e para seus clientes. ​Já o generalista tradicionalmente faz apenas o básico, com modelos simples e teses batidas, com dificuldade para inovar ou ousar. Também não consegue construir um networking positivo, pois transita em muitos ambientes distintos. Com isso obtém resultados piores, para si e seus clientes.




Porque indicar casos à comunidade?


Receber casos sempre é bom, mas também há muita vantagem em repassar casos fora da sua área:

  • Recebimento de percentual sobre o resultado dos casos;
  • Oportunidade de se especializar ao assumir casos apenas na sua área (afastando o modelo generalista);
  • Ganho de tempo e aumento de eficiência, uma vez que a Aguirra Advocacia proporciona toda a estrutura de Controladoria Jurídica e Relacionamento com Clientes;
Em essência, a comunidade é guiada pela colaboração. Assim como você poderá repassar casos fora da sua área, outros parceiros farão o mesmo. Os casos que eles repassam, podem cair em você e os seus para eles. Estamos todos nos ajudando a crescer juntos.




Quem cuida do relacionamento com o cliente na Comunidade?


Todo o relacionamento com clientes é liderado e centralizado pelo Aguirra Advocacia, com amplo know-how e aplicação de técnicas inovadoras para encantar clientes (utilização de plataforma de relacionamento 100% virtual, sistema de acompanhamento constante, equipe de Customer Success, mecanismos de transparência, etc.);




Quem cuida dos protocolos e da controladoria na comunidade?


A Aguirra Advocacia atua como responsável por toda a gestão jurídica dos casos da comunidade (acompanhamento processual, controle de publicações/intimações, delegação e cobrança de prazos, protocolos eletrônicos, emissão de relatórios, etc.); Apenas protocolos físicos e diligências físicas são executadas pelos advogados especialistas.




Quem cuida da gestão documental da Comunidade?


A Aguirra Advocacia centraliza a gestão financeira para prover estabilidade à Comunidade: controle das contas a receber (clientes, acordos, alvarás, etc.), realização de cobranças e protestos, tesouraria dos honorários da parceria (prestação de contas e transparência), repasse/divisão dos recebimentos com os parceiros, emissão de relatórios, etc.




O que é o marketing jurídico de conteúdo?


A principal forma de atrair os clientes na advocacia é entregando o que os advogados possuem de sobra: conhecimento. Através da produção e divulgação deste conteúdo, entregamos informações claras (linguagem acessível) e relevantes (que chamam a atenção e aguçam a curiosidade do público leigo). Seja através de artigos, tira-dúvidas, posts nas redes sociais... Usamos as redes sociais como uma ferramenta para disseminar informações de alta qualidade de forma direta e descontraída, buscando tornar o conhecimento jurídico mais acessível e atrativo. A produção de artigos também se torna uma ferramenta de divulgação de conhecimento, sendo um conteúdo mais técnico, mas com orientações para ser mais dinâmico.




Como deve ser o conteúdo jurídico de sucesso?


Informações claras (linguagem acessível)
Informações relevantes (que chamam a atenção e aguçam a curiosidade do público leigo)
Artigos devem ter no máximos duas páginas.
Com uma linguagem acessível e direta.
Autoria própria ou referenciados.
Evitando conteúdo controverso.




A Comunidade pode publicar meus artigos?


Se você desejar, sim! Todo conteúdo de qualidade é importante e utilizamos para atrair mais clientes e consolidar seu nome como especialista (referência no assunto). As vantagens são que você fica mais reconhecido e se torna referência no mercado! Mostra um pouco da qualidade do seu trabalho! Além, aumenta a confiança de clientes e parceiros na Comunidade.





 

©2020 por Comunidade Aguirra.